Exchange de contratos futuros perpétuos GMX pode capturar mercado

Há um subconjunto de bolsas de derivativos de bitcoin conhecidas como "exchanges de contratos futuros perpétuos" que não dependem de uma única data de liquidação, mas que se liquidam diariamente. Os derivativos, incluindo futuros, opções e swaps, podem agora ser negociados nestas bolsas, sem a necessidade de uma câmara de compensação.

As bolsas de futuros convencionais têm uma data de liquidação na qual os contratos são liquidados após serem executados. Estes eventos geralmente acontecem em dias e horas determinados. Os contratos de futuros que duram para sempre funcionam de forma diferente. Em mercados futuros perpétuos, a liquidação é contínua e não há data de entrega definida. A negociação em futuros perpétuos é mais fluida e tem menor latência porque os contratos são liquidados assim que uma negociação é feita.

A negociação em contratos futuros perpétuos é bastante semelhante à negociação à vista, exceto que existem oportunidades de lucro longas e curtas. Os requisitos de margem são uma consideração importante para comerciantes que operam nos mercados futuros tradicionais. Entretanto, os comerciantes podem usar muito mais capital ao lidar com contratos futuros perpétuos, pois não precisam se preocupar com chamadas de margem.

As bolsas de futuros perpétuos não são regidas pelas mesmas regras que regem outros tipos de mercados futuros. Isto significa que os negociadores enfrentam um perigo potencial maior, pois não há proteção governamental mínima ou nenhuma. Portanto, um negociador deve estar ciente das possíveis desvantagens antes de fazer qualquer compra ou compromisso.

A operação de uma bolsa de futuros perpétuos não é diferente da de um mercado de futuros padrão. Os negociadores podem usar isto para fazer pedidos e fazer acordos. A bolsa de valores apresenta ainda criadores de mercado e tomadores que contribuem para a liquidez do mercado. Os criadores de mercado e os tomadores de decisão se envolvem em negociações competitivas, acelerando o processamento de ordens.

Para se proteger da imprevisibilidade do mercado, você também pode usar as bolsas perpétuas de futuros. As bolsas perpétuas de futuros permitem que os investidores se protejam das oscilações adversas do mercado sem realmente ter que possuir o ativo subjacente. Os negociadores que não desejam deter ativos reais, mas que desejam lucrar com as flutuações de preços, podem achar esta uma opção atraente.

Quando comparadas aos contratos futuros típicos, as bolsas de futuros perpétuos oferecem uma opção de negociação mais ágil e econômica. Há risco envolvido, mas fazer uma negociação como esta permite que você especule sobre as mudanças de preço sem realmente comprar o ativo. Isso também significa que os comerciantes podem tomar posições maiores sem incorrer em custos adicionais para a marginação, aumentando o lucro potencial de seus investimentos.

Por que a GMX pode ganhar muito mercado

Em se tratando de contratos futuros de criptomoedas, a imensa maioria dessas negociações ainda ocorre em exchanges centralizadas. Mas o colapso recente da FTX trouxe temores sobre esses agentes, o que fortalece a tese das DEXes.

É importante destacar que, só por que a FTX teve problemas, não significa que todas as CEXes sejam fraude. Há empresas sérias que atuam nesse setor há muitos anos, como a Binance, que inclusive possui um referral code Binance que oferece grandes descontos para novos usuários. Ser simplista demais ou preciosista demais nunca é bom. Avalie cuidadosamente o custo benefício de cada exchange, considerando o valor da privacidade e da praticidade.

Mas isso não muda o fato de que as DEXes são promissoras. Um projeto muito bem posicionado para abocanhar esse grande mercado é a GMX, por alguns motivos:

1) A GMX é a maior DEX de contratos perpétuos na Ethereum (perde somente para a DYDX, que está mudando para a rede Cosmos.

2) A GMX utiliza técnicas de escalabilidade de layer 2 (rollups), o que ajuda na escalabilidade e traz um apelo de narrativa.

3) Como apelo para atrair novos usuários, existe um referral code GMX que reduz as taxas nos cadastros e estimula o compartilhamento orgânico da exchange.

4) Uma arquitetura inovadora com uma cesta de criptomoedas associadas ao token GLP permite que usuários capturem até 75% das taxas da plataforma.

5) Holders do token GMX também participam da govenança no projeto, além de ficar com um percentual das taxas de transação.

Quando o contexto for favorável...

Apesar do bear market atual do mercado de criptomoedas e ativos de renda variável no mundo todo, depois que essa turbulência passar é provável que algumas narrativas em torno de escalabilidade por rollups, descentralização de exchanges e real yield (recebimento de dividendos por bloquear tokens na plataforma) sejam drivers de valorização para o projeto, bem como atratores de novos usuários.

No bear market de 2022, GMX foi um token que performou bem, principalmente em comparação com outros ativos como Bitcoin e Ethereum. O número de usuários na plataforma também cresceu surpreendentemente apesar das condições externas. Há um ditado que diz: "Se performou bem no bear, o bull será inesquecível". Veremos se isso irá de fato acontecer. Chance existe.